HISTÓRIA DA PIBA
Ano de 1913
A história da Primeira Igreja Batista de Aracaju (PIBA) tem início em uma época onde a evangelização, em Sergipe, dava seus primeiros passos. Foi através da fé e perseverança de três famílias, compostas por 13 membros, que a maior Igreja Batista do Estado de Sergipe foi erguida. Nascia, então, em 19 de setembro de 1913, a Primeira Igreja Batista de Aracaju. Os primeiros cultos foram celebrados em uma humilde casa, situada à rua São Cristóvão.
Sem sede fixa, a Primeira Igreja Batista de Aracaju passou por diversas endereços, como nas ruas Simão Dias, Arauá, Divina Pastora, Santo Amaro, Geru e Maruim, até chegar à rua Lagarto. Através da doação feita por um de seus membros, João Dias de Oliveira, a igreja ganha sede própria. Na área onde seria lançada a pedra fundamental do templo, ergueu-se um salão 7x10 metros. Novamente, a igreja muda-se de local, desta vez, permanecendo no mesmo trecho. Entretanto, a igreja necessitava de um espaço ainda maior e mais equipado para seus membros.

O velho templo é demolido e uma nova estrutura é levantada, dando lugar ao atual templo da PIBA. Precursora da denominação Batista no Estado, a atual estrutura da PIBA nem de longe lembra a igreja de outrora. Hoje ela conta com 4 gabinetes pastorais, cozinha, quadra, berçário, auditório, salas de aula para ensino bíblico e santuário, onde são realizados os cultos.
A igreja possui também uma casa na rua Lagarto, duas casas situadas na rua Laranjeiras, que são interligadas ao templo e, no município de São Cristóvão, é proprietária de um amplo espaço para retiros espirituais (Acampamento Manaim). Apesar dos anos e das mudanças, a submissão a Deus permanece nos valores da PIBA. “Grandes coisas Deus fez por nós. E isto nos motiva a, primeiro, agradecer a Ele, porque de fato nos abençoou com toda sorte de bênçãos. Em segundo lugar somos desafiados a prosseguir, até porque não é aqui o lugar de nosso repouso ou descanso. Como povo e exército de Deus, temos que fazer nossa parte: que é a nossa obediência e fidelidade. Assim diz a Palavra em I Coríntios 4. 2: ‘Ora, além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel’”, frisou o pastor Jabes Nogueira.
Em 19 de setembro de 1913, eram apenas 13 pessoas na primeira e única Igreja Batista em Sergipe. Agora, são mais de sete mil nas 56 Igrejas Batistas em todo o Estado. Segundo a assembléia ordinária de 30 de junho de 2009, somente a PIBA possuía um total de 1.482 membros espalhados na sua sede e congregações.
Estes números fizeram da PIBA a maior Igreja Batista no Estado. “Os números são importantes, porém o mais importante é o que somos. Somos a Igreja do Senhor Jesus Cristo e seu corpo. Somos conservadores dos ensinos e doutrinas bíblicas, razão pela qual, quase um século depois, continuamos crendo e procurando praticar o que nossos pioneiros nos legaram, que, sem dúvida, está fundamentado na palavra de Deus”, salientou o pastor Jabes Nogueira.
A forte atuação da Primeira Igreja Batista de Aracaju no campo social a tornou reconhecida em todo Estado de Sergipe. O Departamento de Ação Social – Serviço de Assistência Social Missionária Zênia Birznieck (Amizeb) – é um exemplo dessa grande atuação, já que encabeçou diversos projetos sociais, como o extinto Projeto Florescer que assistia meninas, entre cinco e 17 anos, em situação de risco; o Programa de Assistência ao Idoso (PAI), que oferece oficinas de pintura em tecido e bordado, exposições, passeios sociorecreativos, confraternizações e visita domiciliar aos idosos enfermos, e o Projeto Núcleo Escolar Manaim, que funciona desde o ano de 2000, no acampamento Manaim, em São Cristóvão. O núcleo tem sido uma grande benção, uma vez que a evasão escolar na localidade diminuiu consideravelmente. Ações como estas fizeram da PIBA uma igreja de destaque. Além do Departamento de Ação Social, outros ministérios e departamentos, como o Ministério de Música, de Educação Religiosa, de Juventude, de Patrimônio, Jurídico, de Evangelismo, de Finanças, de Som, de Acolhimento e de Comunicação, contribuíram com a formação da PIBA, tornando-a uma igreja alicerçada em Cristo.
A PIBA possui em seu corpo pastoral forte atuação. A trajetória ministerial à frente da igreja por abençoados 43 anos levou ao Pastor Jabes Nogueira o reconhecimento de ‘Pastor Emérito da PIBA’. Seu caráter lhe conferiu o titulo de Cidadão Sergipano e Aracajuano e Medalha ao Mérito Aperipê, maior comenda de Sergipe, criada em 1972 para premiar pessoas e instituições que prestam contribuições relevantes ao Estado e ao país.
Hoje, a igreja é pastoreada pelo Pr. Paulo Sérgio dos Santos. Chamado desde criança para este ministério, tem por meio do seu compromisso e submissão ao Deus Trino proclamado o Evangelho da Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus à sociedade.
PASTORES PRESIDENTES















1913-1916 | Pr. Horácio
1916-1922 | Pr. Eutychio Ramos Vasconcelos
1923-1924 | Pr. Felix Joaquim
1924-1927 | Pr. Djalma Cunha
1934-1939 | Pr. Coriolando da Costa
1939-1940 | Pr. John Mein
1940-1943 | Pr. Silas Alves
1945-1948 | Pr. David Mein
1949-1952 | Pr. José Bernardes
1952-1957 | Pr. Ivan Freitas
Jan - out/1958 | Pr. Donald Burchard McCoy
30/03/1960 - 14/11/1961 | Pr. Otoniel Marques
27/11/1958 - 30/03/1960 e 14/05/1963 - 13/01/1965 | Pr. Edward Bruce Trott
13/01/1965 - 13/01/2008 | Pr. Jabes Nogueira
Desde 30/08/2009 - Hoje | Pr. Paulo Sérgio dos Santos